RECADASTRAMENTO DOS IMÓVEIS URBANOS

Data: 13/09/2017 17:12 A+ A-

Com o objetivo de atualizar os Cadastros Imobiliário e Econômico, a Prefeitura Municipal de Arapuá-MG realizará o Recadastramento de todos os Lotes Urbanos do município.

Cadastro é um conjunto de informações sistematizadas e ordenadas sobre determinada matéria. A organização de um Cadastro Imobiliário e Mobiliário Fiscal é condição importante para que o município possa instituir e arrecadar seus tributos, principalmente IPTU e ISS.

Para que o cadastro seja viabilizado, será necessário que os profissionais possam fazer a conferência de todas as informações com os proprietários ou responsáveis pelos imóveis urbanos visitados. Por isso, a Administração Municipal pede a compreensão dos arapuenses para que atendam os cadastradores.

Para identificação dos agentes informamos que estarão portando um crachá de identificação, comprovando efetivamente que se trata de agentes a serviço da Prefeitura.

A atualização cadastral será efetuada através da medição das paredes externas das edificações existentes dentro do lote, anotações das características construtivas e fotos externas.

É fundamental que o responsável pelo imóvel forneça as informações e apresente, quando solicitado, documentos relacionados à propriedade, como escritura, contrato de compra e venda, IPTU (carnês do IPTU) bem como seus documentos de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Além de proporcionar a captação e organização das informações relativas ao perímetro urbano do município, o projeto garantirá ao cidadão o acesso à informações corretas e mais claras quando solicitadas junto ao Departamento Tributário.

O Recadastramento terá início no dia 18/09/2017 com previsão de término no mês de dezembro.

Para dúvidas e esclarecimentos utilize os canais de comunicação:

Diretamente no Departamento Tributário na Prefeitura Municipal de Arapuá ou pelo telefone (34) 3856-1234, de segunda a sexta-feira, das 12:00 às 18:00 hs;
Através do e-mail: tributário@arapua.mg.gov.br