ARAPUÁ INAUGURA SALA MINEIRA DO EMPREENDEDOR

Data: 04/10/2019 15:14 - Última atualização: 07/10/2019 15:42 A+ A-

Na última segunda-feira (01), Arapuá conquistou um importante espaço de fomento ao desenvolvimento econômico local. Aconteceu na Prefeitura Municipal, a inauguração da Sala Mineira do Empreendedor, iniciativa que viabiliza, de forma rápida e descomplicada, a abertura de empresas de baixo risco na cidade.

A inauguração do espaço contou com a presença do gerente da regional Noroeste e Alto Paranaíba do Sebrae Minas, Marcos Geraldo Alves, da analista técnica do Sebrae, Adenilce Moreira de Souza Rodrigues, de autoridades locais, secretários e comerciantes.

A Sala Mineira do Empreendedor de Arapuá é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, o Sebrae Minas e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG). No espaço, serão oferecidas orientações e informações para quem quer empreender, além de serviços como consulta de viabilidade do negócio, emissão de alvará de funcionamento, protocolo do licenciamento municipal de Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP), entre outros.

De acordo com o prefeito João Terto, a Sala Mineira vai facilitar a vida do empreendedor e do produtor local. “Por ser uma cidade muito pequena, a instalação da Sala no município vai proporcionar melhor entendimento e acesso à informação a todos os cidadãos interessados em começar um negócio”, enfatiza.

Quem também comemorou a instalação da Sala do Empreendedor na cidade foram os pequenos produtores rurais. “A partir de agora, se alguém se interessar em empreender e quiser abrir uma empresa, temos um ponto de partida. A Sala será de grande importância para todos e também para a nossa associação. Recentemente, tivemos um curso de processamento de tomates. Então, poderemos contar com orientação especializada caso alguém decida empreender nessa área”, diz o presidente da Associação dos Produtores de Tomate de Arapuá (APTA), Humberto Boaventura, entidade recém-criada no município.

Todo o trabalho para a instalação da Sala Mineira do Empreendedor foi capitaneado pelo Sebrae que, desde o início do ano, vem atuando no município, propondo soluções e capacitando produtores e donos de pequenos negócios. Segundo a analista do Sebrae Minas, Adenilce Moreira, a Sala Mineira do Empreendedor de Arapuá será o espaço de conexão do conhecimento com os empreendedores do município. “A equipe de atendimento está sendo capacitada para oferecer informações que contribuirão significativamente no desenvolvimento daqueles que estão dispostos a empreender, agindo na redução da burocracia e, principalmente, ouvindo as necessidades dos clientes”, enfatiza a analista.

AGENDA E AÇÕES:

Até o final do ano, Arapuá terá uma série de ações promovidas pelo Sebrae Minas e entidades parceiras. No dia 24 de outubro, a cidade recebe a palestra Finanças Pessoais para Servidores. Em novembro, durante a Semana Global do Empreendedorismo, estão marcados o Seminário de Educação Empreendedora, com Dudu do Cavaco e Leo, o Seminário dos Produtores de Tomate e a apresentação da peça teatral Concessa Tecendo Prosa. Em dezembro, acontece ainda a Feira dos Jovens Empreendedores.

Confira programação:

DATA: 24/10

Palestra: Finanças pessoais para servidores

Palestrante: Renato Moreira Silva

Parceiros: Sicoob Credicarpa e Prefeitura Municipal de Arapuá

DATA 09/11

Feira dos Jovens Empreendedores

Praça São João Batista

DATA: 20/11

SEMANA GLOBAL DO EMPREENDEDORISMO

Atividade: Seminário da Educação Empreendedora

Palestrante: Dudu do Cavaco e Leo