ALUNOS REALIZAM CULMINÂNCIA DOS PROJETOS "GENTILEZA GERA GENTILEZA" E "PROJETO DE LEITURA"

Data: 08/11/2019 12:41 A+ A-

No dia 10 de outubro aconteceu no Centro de Educação Maria Caetano da Rocha, o fechamento do "Projeto de Leitura" e do "Projeto Gentileza Gera Gentileza".

Os projetos foram executados no decorrer do ano pela equipe de educadores, juntamente com os alunos buscando resgatar os valores e o interesse pela leitura, através de contos, histórias, poesias e etc.

De acordo com a diretora da escola, Adélia Duarte, os dois projetos contribuíram para que os alunos adquirissem conhecimentos e aprendizados que levarão para a vida toda.

"Com relação ao "Projeto de Leitura", sabemos que a formação de crianças leitoras começa muito cedo, sendo a família a primeira instituição a promover e a colaborar nessa formação. Portanto a nossa meta durante este período foi colocar a criança em contato direto com o mundo mágico da leitura, oportunizando lhes não apenas obtenção de informações necessárias hoje e em seu futuro, mas proporcionando-lhes o prazer da descoberta através dos diversos tipos de textos trabalhados em cada sala de acordo com a faixa etária de cada um deles.
Já o "Projeto Gentileza gera Gentileza", estamos vivendo em uma época onde as pessoas estão esquecendo de praticar gestos de gentileza como: saber ouvir, esperar a vez de falar, respeitar o próximo, ser solidário. Palavras simples estão sendo esquecidas como: Bom dia! Boa tarde! Obrigada! Agradecido! Por favor! Desculpe! etc. E precisam ser resgatadas e cultivadas em casa e na escola, a fim de criar relações e ambientes saudáveis. No espaço escolar percebemos a indisciplina, violência, falta de respeito e amor ao próximo. A transmissão de valores morais, que autora era delegadas às famílias, hoje precisam ser retomadas no âmbito escolar, como prática constante, abordando afetividade, solidariedade, regras morais e de convivência. O "Projeto Gentileza gera Gentileza" vem então resgatar em nossa comunidade escolar gestos simples, valores esquecidos, atitudes diárias que façam refletir e transformar comportamentos". Destaca Adélia.

Para a culminância dos projetos, os alunos do turno da manhã e da tarde realizaram lindas apresentações de músicas e poesias.

Adélia deixa um agradecimento.

"Gostaria de agradecer aos professores e alunos pelo lindo trabalho desenvolvido em parceria com a escola e família, agradeço também aos pais pelo desempenho e pela presença no encerramento dos projetos. A culminância dos projetos foi um grande sucesso, pois foi um momento de interação entre a escola e família. Que tenhamos sempre essa parceria escola e família. Muito obrigada a todos".