Notícias

ATENÇÃO - COMBATE A DENGUE EM CASA NÃO PODE PARAR DIANTE DA COVID- 19


Data: 25/03/2020 14:10 A+ A-


Com a pandemia do coronavírus a população pode acabar esquecendo de outros cuidados importantes de saúde pública.

Um deles é o do combate ao mosquito da dengue. Nesta época do ano, a proliferação do inseto é mais intensa e a eliminação de água parada em recipientes e de possíveis criadouros do mosquito deve ser intensificada.

Podemos aproveitar esse período de quarentena para tomar medidas de limpeza contra o Aedes aegypti.

Entre os criadouros do mosquito da dengue, estão as calhas e as caixas d’água. Estas, de difícil acesso e que exigem um trabalho mais demorado de limpeza, devem ser priorizadas.

"A maioria das pessoas estão respeitando a quarentena e ficando em casa. Diante disso, os moradores terão mais tempo para verificar pontos e locais de difícil acesso no imóvel. Entretanto, vale ressaltar que os cuidados básicos não devem ser negligenciados. Vasos de flores, garrafas, tampinhas, cascas em geral, tambores, baldes, ralinhos, bebedouros de animais, reservatório de geladeira e ar condicionado, entre outros recipientes que possam acumular água devem ser lavados. Não basta apenas remover a água. É preciso passar bucha e sabão porque os ovos do Aedes aegypti podem estar ‘grudados’ nas bordas destes locais, é o caso, por exemplo, de bebedouros de animais”. Destaca a Coordenadora de Vigilância Sanitária de Arapuá, Marly Oliveira da Silva.

Não jogue lixo nas ruas e nem em terrenos baldios.

Cuide da sua casa e da sua cidade, a dengue pode matar!